Projeto Drawdown, por um Mundo Sustentável
novembro 29, 2020
Porque Adotar a Energia Solar Residencial
novembro 29, 2020

Regulamentado pela ANEEL, nas resoluções 482/2012 e 687/2015, os sistemas fotovoltaicos pode ser instalados em imóveis com demanda de até 5 mW e utilizar a energia solar para suprir sua necessidade de energia elétrica, bem como acumular créditos e usá-los posteriormente através do Sistema de Compensação. São instalados painéis solares sobre o telhado do imóvel e estes possuem células fotovoltaicas, as quais captam a luz do sol e a transforma em energia elétrica. A energia produzida é entregue em corrente contínua. Os eletrodomésticos utilizam corrente alternada. Para fazer a conversão é conectado aos painéis solares um equipamento que se chama inversor.

A geração de energia varia de acordo com a cidade e com a época do ano. Regiões mais ao norte possuem maior irradiação que as do sul e nos meses mais quentes os painéis solares produzem mais que os meses mais frios. Haverão meses que o gerador fotovoltaico produzirá mais energia que o consumo do imóvel. Quando isso ocorre, o excedente de energia é injetado na rede elétrica transformando-se em créditos. O acúmulo e a utilização desses créditos é caracterizado pela ANEEL de Sistema de Compensação.

O sistema fotovoltaico conhecido como OnGrid (conectado à rede), funciona em conjunto com a rede da Concessionária de Energia Elétrica de sua região. Assim, em dias nublados, quando a geração de energia é baixa, ou à noite, quando nada produz, o imóvel será alimentado normalmente com a corrente elétrica da Distribuidora. No final do mês sua conta de luz virá com um demonstrativo de créditos gerados e já fará, automaticamente, o abatimento do seu consumo.

Principais equipamentos:

Inversor

Converte a energia contínua, gerada pelos painéis solares, em corrente alternada. Possui garantia de 05 anos e não requer manutenção preventiva.

String Box

Dispositivo de proteção contra sobrecarga, raios etc. Assemelha-se à uma caixa de disjuntores e é especificamente dimensionado para a potência do projeto.

Painel Solar

Transforma a luz solar em energia elétrica. Tem garantia de 10 anos e vida útil superior à 25 anos. Recomenda-se limpeza 1 ou 2 vezes ao ano.

 

Os comentários estão encerrados.

What'sApp